Alça com costura de mão – uma dica de marinharia

Uma boa dica são os exemplos de marinharia. Cabos bem trabalhados, sem pontas “escabeladas”, bem organizados é sinal de comandante cuidadoso e caprichoso, além de se ter um nível melhor de segurança a bordo.

alcademao

Alça de Mão – Reprodução de marinharia de Esio Seize – Doce Veneno I – ICRJ

Os cabos de atracação, por exemplo, deveriam sempre ser cabos próprios para a função e não cabos velhos, escotas estragadas ou adriças rompidas. Estes podem até servir para prender coisas soltas no convés ou na cabine, como galões extras, bote, etc. Os cabos destinados à atracação/amarração são cabos com uma flexibilidade maior do que os pré estirados usados para adriças e escotas, preservando um pouco mais a integridade do cunho e do convés.

Uma marinharia interessante nestes cabos é a alça com costura de mão. É uma alça em uma das mãos do cabo de amarração/atracação. Numa atracação, pode ser rapidamente colocado no cunho, por exemplo, para agilizar a manobra.

O arquivo para download foi extraído do site veleiro.net. mostra a confecção desta marinharia, que pode até ter uma mangueira de proteção envolvendo a alça, ou mesmo uma sapatilha de tamanho apropriado.

Divirta-se.

Baixe aqui.